segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Suco natural na lancheira?

Oi meninas!

Vamos a nossos posts sobre as lancheiras dos nossos filhotes.
Agora com o calor que se incia não dá nem para pensar em não se colocar um bebível no lanche.

Muitas mães ficam em dúvida se tem como  mandar suco natural na lancheira.


Já que meu conhecimento técnico sobre nutrição é só de curiosa, fui pedir ajuda a nutricionista Zileide de Freitas Ignez, para a elaboração desse post, ela deu umas dicas muito interessantes. Esse blog tá ficando chick né?! rs


Vamos lá?!


Todo os dias, ou pelo menos 3x na semana é uma boa escolha oferecer a seu pequeno suco natural, já que é na infância que os hábitos alimentares são formados, não perca a oportunidade de incluir na alimentação os alimentos que estão relacionados a um bom estado de saúde.

Além do que o suco é um recurso que fornece boa hidratação fornecendo ao organismo variado tipos de vitaminas e minerais essenciais a um bom crescimento e desenvolvimento infantil, eles quase não gastam energias né?!rs

A melhor opção  certamente é o suco natural feito em casa. 


A higienização das frutas a serem utilizadas  é muito importante para assegurar qualidade do suco que será servido.


É importante lavá-las com cuidado em água corrente, deixá-las de molho em água com cloro, algumas marcas de água-sanitária tem em seu rótulo a indicação para uso culinário. Siga as instruções da marca para proceder corretamente e assim eliminar resíduos prejudiciais à saúde.





-as vitaminas das frutas sofrem oxidação em contato com o oxigênio, perdendo assim sua eficiência, por isso cortar a fruta já diminui seu teor de vitaminas.

- Estudos mostram redução significativa de nutrientes após aproximadamente 4 horas do preparo. Mas mesmo com essa perda muitas frutas podem ser utilizadas na lancheiras, como suco de acerola, melão, abacaxi e maracujá, pois estes sofrem menor oxidação e não tem o sabor alterado em até 6 horas.

- A oxidação se dá com luz, calor e exposição ao oxigênio. Ela pode ser evitada ou atrasada usando garrafas escuras e muito bem vedadas. O melhor é usar garrafas pequenas para que fique com 90%, no mínimo, do espaço preenchido, assim terá menos exposição ao oxigênio.

Receitas de sucos deliciosos e nutritivos da Dra Zileide


Lembre se de permitir a participação das crianças no modo de preparo deste suco e na participaçao do lanche a opinião  deles conta nessa hora.

Suco Refrescante de abacaxi e laranja

Ingredientes
-2 fatia de abacaxi
- 1 copo (180 ml) de água mineral
- 1 laranja
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos, se houver necessidade acrescentar 1 colher (chá) de açúcar cristal orgânico. Coe leve sempre os sucos naturais em uma garrafinha térmica. Ela evita a mudança de temperatura que impede que o suco fique azedo ou sem vitaminas. (neste caso a proteção contra a luz pode ser a lancheira pois a garrafa térmica vai dentro da lancheira)

Suco Fibroso
Ingredientes
4 ameixas secas sem semente
½ mamão-papaia
1 copo (200 ml) de água mineral
Modo de Preparo
Um dia antes de fazer o suco, coloque as ameixas na água e guarde-as na geladeira. Na hora do preparo, ponha a mistura de ameixa e água no liquidificador, adicione o papaia e bata por 3 minutos.

Suco Alaranjado
Ingredientes
½ cenoura crua ralada
12 acerolas
1 copo (200 ml) de água mineral
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Se houver necessidade acrescente uma colher (chá) de açúcar cristal orgânico

Suco Arco-Íris
Ingredientes
½ folha de couve sem talo
½ xícara (chá) de água filtrada ou mineral
4 morangos
1 laranja
Modo de Preparo
Esprema uma laranja e coloque o suco no liquidificador com 4 morangos, 1/2 folha de couve sem talo, 1/2 xícara de água filtrada ou mineral e 1 colher (chá) de açúcar orgânico se achar necessário. Bata até ficar homogêneo.

Dá um pouco de trabalho fazer suco natural, mas nossos filhos merecem!

Claro que os sucos de caixinha são mais práticos (embora não sejam mais baratos), mas não devemos esquecer todos os antes que eles possuem - corantes, aromatizantes, antioxidantes...
Sabemos que exitem muitas mães que adorariam preparar e mandar esses sucos naturais, mas que realmente "não tem como", em breve um post com dicas de industrializados, mas estes são só para as mães que não podem escolher hein?! rs
Podendo escolher escolha sempre o natural, fuja da tentação das caixinhas rs
Fiquem atentas, que ainda tem muitas dicas legais da nossa nutricionista! 

Zileide  obrigado pela participação, foi muito valiosa!

Segue o contato dela

Zileide de Freitas Ignez
Biriclinica
Rua Nove de Julho, 926 Centro
Birigui-SP
Fone 18-3642-2994

Bjus

4 comentários:

  1. Olá, Caria!
    Experimentei uma das receitas e adorei o sabor do suco de abacaxi com laranja, e gostaria de saber se a Zileide tem alguma sugestão de suco digestivo.
    Bjs

    Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara! Obrigada pelo comentário, a Dra Zileide disse que
      pode ser este ou a dica: 1 folha de couve, 1 fatia de abacaxi e 1/2 cenoura e 100ml de agua. Beneficio Auxilia na desintoxicação, pele, cabelos,digestão, visão e unhas.

      Excluir
  2. Oi Cá, eu gosto de colocar um pouco de hortelã em alguns tipos de suco, mas não sei quais os benefícios dele, será que a Zileide pode informar?
    Bjs
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita! Obrigada pela comentário e pela pergunta, vou colar aqui a resposta da Dra Zileide
    Sobre hortelã
    COMPOSIÇÃO
    - vitaminas A, B e C
    - cálcio
    - fósforo
    - ferro
    - potássio

    PROPRIEDADES
    - analgésica
    - anti-bacteriana
    - expectorante
    - sedativa
    é um excelente digestivo e reconstituinte, usa-se como vermífugo para as crianças, é estimulante, otimo para cólicas, traz bem estar conforto para o estômago, aromatiza e ajuda a uma boa digestão
    Fim da conversa no bate-papo

    ResponderExcluir

Conversa comigo!