quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Babá, casa da vó ou escola

Oi meninas, vamos falar de uma dúvida  que perturba milhares de mães que precisam sair para trabalhar, e assim deixar seus pequenos aos cuidados de terceiros.

Fiz essa pergunta no FB e tiveram muitos comentários, a grande maioria dizia que a melhor escola certamente é a escola. 
Vou listar algumas vantagens e desvantagens de cada opção, segundo meu ponto de vista, partindo do pressuposto que qualquer uma das opções sejam confiáveis, vamos analisar uma babá boa, uma escola boa e uma avó boa, claro que existem as "aberrações" em cada uma dessas categorias.

Babá - alguém que fique exclusivamente cuidando do seu filho, geralmente sozinha na sua casa.
Vantagens - o bebê ou a criança fica no seu ambiente, mantém sua rotina, tem alguém que lhe dê atenção exclusiva, dá para controlar o sono, a comida etc
Desvantagens - encontrar uma babá que corresponda a todas as expectativas, custo alto, dependendo do caso a mãe se vê "refém" da babá, falta de convívio com outras crianças.

42 21111312 300x224 Como escolher uma babá para o seu filho

Casa da vó - onde a criança vai ser amada, mimada, cuidada.
Vantagens- saber que o filho está com quem realmente o ama, custo geralmente zero, flexibilidade de horários.
Desvantagens - a criança fica mimada, a vó sempre vai dizer que aquela birra faz parte de uma fase que já vai passar, e assim não irá repreende a criança.


Escola ou creche - onde a criança vai estar sob os cuidados de um profissional, juntamente com outras crianças da mesma idade.
Vantagens - convívio com outras crianças, cuidados recebidos por profissionais da educação, custo menor que de uma babá
Desvantagens - estar com outras crianças aumenta a suscetibilidade a doenças contagiosas, "as tais viroses", adquirir maus hábitos de outras crianças, como comer porcarias (depende da regra da escola) e falar palavrões, férias escolares duas vezes por ano, assim como a "emenda de feriados", que obrigam a ter um plano B, caso a mãe trabalhe nesses períodos.


Concordam? Para você qual a melhor opção para se deixar o filhote enquanto você trabalha?


Bjus

Um comentário:

Conversa comigo!