segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Método para organizar as compras.

Meninas vocês se deram conta que já estamos indo para a metade de Setembro? Ou seja, o ano tá praticamente no fim, vamos repetir a tão falada frase – o tempo ta voando!!!

E tem época que mais incentive ao consumo que final de ano? Acho que não!

Temos vontade de comprar tudo! E quem nessa empolgação acabou comprando o que não precisava e deixou de comprar o que era realmente necessário, pagou mais caro por achar que se tratava de preço muito mais barato porque estava em liquidação, e depois se arrependeu???? Muitas, inclusive eu rs

Para não comprar e depois se arrepender o jeito é organizar ( a Carina ta pirando nesse negócio de organização rs), organizei minhas compras da maneira que vou explicar para vocês, há um tempo atrás, deu super certo e economizei bastante.
Mas com preguiça, indisciplina a correria do dia a dia acabei abandonando tal método e hoje choro o prejuízo e as tralhas.

Vamos ao método, já adianto que dá trabalho e garanto que o resultado é proporcional.

Você vai precisar listar  TUDO o que precisa comprar, principalmente as coisas pequenas.


Pegue um caderninho ou o celular se você for das modernas e mãos a obra, ou melhor as listas. 

Separe primeiro por categorias; compras para a casa, para você, o marido, os filhos, o escritório, o carro, pessoas a serem presenteadas.

Então comece a dividir por subcategorias, exemplos:
Casa - quarto, banheiro, cozinha..
No quarto e liste tudo o que precisa – lençóis, travesseiros...
Banheiro – tapete, tampa da pia...faça isso na casa toda.

Faça o mesmo com você (melhor parte rs) – óculos de sol, sandália preta, limpeza de pele, vestido maravilhoso.

Liste tudo de tudo.

Importante que nessa lista não conste as compras do dia a dia, nem os "sonhos de consumo".

Depois de todo esse trabalhão, você vai saber exatamente o que precisa comprar, caso dinheiro não seja problema, você pode comprar tudo em pouco tempo, mas se você quase chorou ao ver o tamanho da lista, pensando que nunca dará conta de comprar tudo, ai vem a boa notícia. Se você listou apenas o que precisa e não os sonhos de consumo, você vai poder comprar tudo sim, mas para isso será necessário muita disciplina e organização e claro um tempo dependendo do seu orçamento.

Lista pronta, passe então a anotar o valor de cada item, não vale a desculpa que não tem tempo, você pode encontrar os valores de 99,9% das coisas na internet, qualquer tempo é tempo lembram dos 15 minutos?

É super importante manter essa lista sempre junto de você, na bolsa, na agenda, no celular, não confie na memória.

E isso tudo para quê????????

Para quando estiver numa loja comprando um presente de casamento, e se sentir tentada a aproveitar a oferta e levar aquele lindo jogo de jantar lindo, olhar então na sua lista e ver que está precisando trocar o jogo de xícaras de chá, assim como comprar um novo escorredor de pratos, nesse caso você terá a opção consciente de levar um item para casa só porque está barato ou decidir comprar o que esta precisando de verdade.

Ou então se constar na sua lista um jogo de jantar e ao lado estiver anotado o valor de mercado dele (aquele que você pesquisou), dessa maneira você realizará a compra de um item que realmente precisa e ainda tendo a CERTEZA  que fez uma boa compra.

Existe coisa melhor que comprar o que precisa com preço bom?!

Manter a lista perto é importante porque muitas vezes não saímos de casa na intenção de comprar algo, então se for para comprar que seja uma compra consciente.

O que acharam?

Vamos pensar de uma maneira diferente?Ainda faltam mais de três meses para o ano acabar, nesse período da tempo de fazer minhas listas, pesquisar, fazer compras certas e não passar nervoso nos shoppings lotados no fim de ano.

Compra consciente o blog ama você!!!


Bjus

2 comentários:

  1. Boa, amiga!!! Mas você tá organizada DEMAIS!!! Não acha não? rsrsrs
    Bi

    ResponderExcluir
  2. Me livrando do caos eu diria rsrsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir

Conversa comigo!