quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sobre ser filho único

Sim eu sou filha única, mas não sou chata e mimada rs

Na minha infância eu era uma exceção, todos meus amigos (as) tinham irmãos,  conheci nessa época 2 ou 3 filhos únicos, só quando entrei na faculdade que tive contato com um numero maior de filhos iguais a mim.

Fui professora e depois trabalhei numa escola municipal, percebi que o quadro havia mudado, a maioria das crianças eram únicos, e algumas famílias ainda tinham projeto de ter mais filhos, mas muitos casais já haviam se decidido por um único filho.

Na minha infância ser filho único era resultado de uma situação, na maioria das vezes não desejada,  diferentemente do que acontece agora os filhos únicos são resultado de planejamento.

Conheço várias famílias que estão no dilema de ter ou não mais um filho, mas a grande maioria dos casais tem irmãos e planejam para o filho uma realidade diferente do que viveram.

Pra mim ser filha única na infância não foi tão ruim, eu sempre tinha acesso a melhores coisas que meus amigos, já que eles precisavam dividir com os irmãos e eu não precisava dividir nada com ninguém. Meus pais nunca foram ricos mas eu tive quase tudo que quis.

Minha mãe sempre se preocupou com minha possível solidão, já que todos tinham um irmão pra brincar, e tratou de trabalhar muito nessa questão. Ela literalmente me enfiava em tudo, festas, cursos, igreja tudo o que me fizesse interagir com crianças da minha idade. Ela fazia questão de trazer todos para minha casa, levava e buscava sem reclamar, tudo isso para que eu não ficasse sozinha. Minha mãe foi a minha principal incentivadora a fazer amigos.

Posso dizer que deu certo, porque eu realmente sou abençoada com amizades valiossímas, tenho muitas amigas e nunca me senti só.
Tenho plena consciência que não teria alcançado muitas coisas se tivesse irmãos.

Mas isso é bom ou ruim?! Do ponto de vista material é bom, mas do sentimental não é tanto.

Como eu disse, nunca me senti só,  mas sempre olhei quem tinha irmã com um ar de "vontade", tinha a impressão que eu precisava me esforçar para ter amigas e quem tinha uma irmã não precisava fazer nada, porque já tinha uma amiga para a vida toda.

Hoje eu penso em como seria se eu tivesse uma irmã, engraçado eu nunca pensei em ter um irmão, como seria, falarmos da nossa família, como seria ser tia, como seria ver meu filho no meio dos primos, confesso que isso me da um aperto no coração. Sempre que vou a um salão de beleza e vejo irmãs juntas me dá uma vontade de ter aquela relação também.

Minha mãe sempre foi uma amiga/irmã para mim principalmente na minha época de adolescente/jovem, infelizmente ela perdeu todos os irmãos e sei que ela sente falta de te-los por perto.  Se meus tios maternos ainda estivessem aqui certamente nossa vida seria muito diferente.

Meu pai tem irmãos, mas o contato deles é praticamente nenhum,  isso me faz pensar que ter irmãos não é formula de ter alguém sempre por perto.

Ser filha única não me faz uma pessoa mais feliz ou infeliz, é um fato que eu lido muito bem, mas que as vezes eu me pergunto como seria se eu não fosse única. Quem nunca se perguntou como seria sua vida se tal coisa fosse diferente?!

Sobre ter um único filho?! Antes de engravidar eu levantava a bandeira que teria muito  filhos rs, durante a gravidez defendi ter um único filho com todas as minhas forças.

Agora eu penso que se eu tiver outro filho vai ser em razão do primogênito, porque eu não sei se ele vai se sentir só no futuro, porque eu acho que ter irmãos deve ser bom, mas tudo isso na base do achometro, porque a receita perfeita eu acho que ninguém tem.

Mas uma coisa posso garantir ser filho único não corresponde aquele imagem de ser mimado, chato e achar que todos estão no mundo para servi-los, conheço muitas pessoas que são exatamente assim e não são filhos únicos. Isso depende da cada pessoa e cada família.

Bjus pra vocês minhas "irmãs do coração"



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cáááá... Que máximo isso!
    Eu também sou filha única e concordo com tudo o que você escreveu... A minha mãe também foi minha motivadora a fazer amigos... Uma super mãe, eu diria. Acho que, se eu tivesse irmãos, talvez, ela não daria conta de dar tanta atenção assim... Acho que sou mimada de atenção! rs rs rs
    Isso porque a minha mãe tem 4 irmãos, e eu me lembro que, quando eu era criança, vivia pedindo pra ela adotar um bebê! Queria muitooooo ser irmã mais velha de um menino. rs rs rs... Vê se pode, né?!
    Mas, graças à Deus eu tenho muitos primos, e eles fizeram e ainda fazem a minha alegria e comandam a farra aqui em casa! rs...

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Nossas mães acertaram hein, mas você foi mais sortuda que eu, afinal nem primos eu tenho rs
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Carina, muito bom ler sua experiência pois me casei querendo ter 2 filhos e depois de ter minha filha que hoje tem 3 anos, penso em provavelmente não ter outro filho. Tive depressão pós-parto dentre outros problemas. Minha principal preocupação com minha filha é a mesma que sua mãe teve com vc de que não se sentisse só. Por outro lado, na minha experiência tenho uma irmã 3 anos mais nova que não quer ter relacionamento próximo comigo. Então me sinto como se fosse única. E acho ainda pior saber que se tem uma irmã mas não poder contar pra nada.

    ResponderExcluir
  6. Isso acontece com meu pai também apesar de ter irmãos ele não tem contato com eles, por exemplo quando me casei nenhum tio/tia estiveram presentes apesar de terem sido convidados, emu pai sempre diz isso que irmão não é garantia de companhia, prefiro acreditar que casos assim são exceção, pois se eu tiver outro filho vai ser para que o meu filho tenha um irmão e prefiro acreditar que eles serão companheiros no futuro...

    ResponderExcluir

Conversa comigo!