domingo, 19 de agosto de 2012

A relação ente Lulus e suas secretárias


A RELAÇÃO ENTRE LULUS ( AS DONAS DA CASA) E A SECRETÁRIA DO LAR

Olá Lulus!!!
Passaram bem de fds?
Já que é segundona  dia de organizar a casa e a vida, vamos falar da nossa relação com as nossas secretárias do lar?!

De um lado nós as super Lulus, que crescemos ouvindo que seriamos independentes, que teríamos carreiras bem sucedidas, que ganharíamos o mundo etc etc, só que a minoria ouviu falar que também gostaríamos de ter uma casa organizada, limpa, comida saudável à mesa, roupas limpas. A solução para ganhar o mundo e ter uma casa organizada, parecia obvia - contratar uma empregada doméstica (que insistimos em chamar de secretária do lar).

Do outro lado as domésticas/secretárias que também cresceram ouvindo a mesma coisa e querendo mais que ser  a escrava secretária da casa, nada daquelas empregadas de novela que servem o café da manhã e depois do jantar perguntam se podem ir dormir.
Antigamente víamos patroas humilhando suas empregadas, que trabalhavam muito e ganhavam uma verdadeira miséria.
 Hoje em dia a situação está muito diferente, elas lutaram e conseguiram seus direitos, conseguiram respeito da sociedade, direitos trabalhistas, direito a ser respeitada como um funcionário que trabalhe em outro lugar qualquer e todas nós achamos essas conquistas legítimas e justas.

Então seria tudo absurdamente simples, quem precisa de uma funcionária que faça o serviço doméstico, deve contratar, assumir todos os encargos trabalhistas, pagar o que foi combinado, respeitar os horários, as folgas, tratar a funcionária com dignidade.

Empregada contratada, tudo acertado, nada de preocupações com as questões domésticas, afinal existe alguém que faça isso, certo Lulus???
Para uma minoria de mulheres essa é a realidade, doce realidade.

Mas para a maioria o trabalho tá só começando, ter e manter uma boa empregada em casa acaba se tornando uma verdadeira arte ou uma verdadeira loteria.

A questão é, a maioria das domésticas sabe dos seus direitos trabalhistas, mas a minoria sabe dos seus deveres,  como por exemplo, de prestar o serviço conforme determinado por quem a contratou, de zelar pelos objetos no local de trabalho, de dar aviso prévio.

E na maioria das vezes a culpa é de quem??? Da Lulu (patroa) moderna, que quer fazer com que ela trabalhe num ambiente legal, que não fica cobrando muito trabalho temendo ser chata, tratando a funcionária de maneira como gostaria que a mesma tratasse seu trabalho.
Piorando a situação quando há crianças na casa, a patroa faz de tudo para que a empregada não se estresse e “desconte” nessas crianças.
Tentando melhorar as coisas a dona da casa, faz com que empregada esqueça que esteja ali a trabalho.
A maioria das empregadas são tratadas como se fossem da família, esperam  por exemplo ser convidadas para as festas dos patrões.
Afinal elas conhecem a rotina da casa, a vida dos moradores, sabem de cada objeto, roupa, sapato que é comprado, conhecem tudo mais que a própria família.
Admiro muito as donas da casa que tratam suas empregadas com respeito, mas deixando  claro que as mesmas são empregadas, essas na maioria das vezes tem sucesso nas contratações e pouca dor de cabeça nas demissões.

Depois da minha última experiência, cheguei as seguintes conclusões:

- pensar, avaliar, checar referências, antes de colocar qualquer pessoa dentro de casa.
-escrever TODOS os dias o que deve ser feito, que deve ter sido combinado antes da contratação.
-tratar com respeito, mas não conversar e se aproximar.
- NUNCA deixar que fique sozinha com meu filho, e de preferência distanciar o máximo possível o contato empregada/criança.
- não dar segunda chance, com a desculpa que tá difícil arrumar outra.
- estar sempre preparada para que ela deixe o serviço.
- não ter medo de demitir.
- não pagar nada adiantado, nem nada além do que foi combinado.
- deixar claro que TPM não é excludente de culpabilidade.
-enfim tratar a empregada doméstica como eu seria tratada em qualquer ambiente de trabalho.

Bem essas são minhas conclusões, se alguém tiver algo para acrescentar será muito bem vindo!!!
O príncipe e a princesa se casam e vivem felizes pra sempre, porque tinham alguém que cuidasse do castelo rsrs

Pra rir um pouco.


Bjus
 Cá

6 comentários:

  1. É não está fácil. E como precisamos de uma ajudante não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. hahahahhaha... adorei a tira! E concordo com muitos pontos que vc citou.

    Tive uma experiência dolorosa recentemente. Minha empregada que ficou aqui por 3 anos sendo tratada como um membro da família cheia de regalias, foi embora de um dia pro outro pedindo demissão por msg de texto sem motivo algum, e me colocou na justiça pedindo a bagatela de 30 mil alegando muitas mentiras, absurdos que nunca aconteceram. Ela perdeu, não levou nem 5% disso. E fiquei "traumatizada", decidi não ter mais empregada e fiquei com 3 filhos sem ninguém por 5 meses. Há menos de 1 mês contratei uma 3x/semana e adivinha!? Hj ela faltou pela 1ª vez! Fuén, fuén...

    Mudei meu comportamento, minha maneira de tratá-las, mas sem perder minha essência que é de 'patroa legalzona'.

    Acho que cada vez mais doméstica se tornará artigo de luxo no Brasil, assim como é em países de 1º mundo. E nem acho que elas estão erradas, sinceramente. É um trabalho sofrido, difícil, para poucas!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Mari,eu acompanhei a sua história, tive vontade de "dar uns tapas nela"
    Concordo com vc que elas estão se tornando um artigo de luxo, mas pagamos o que elas pedem, senão elas nem começariam né?! Combinado não é caro! To me inspirando em vc e tentando dar conta de tudo...vamos ver até quando! Bjus

    ResponderExcluir
  4. Nossa Andreia como precisamos de uma ajuda, mas nem por isso temos que ser reféns né?! Seja muito bem vinda Bjus

    ResponderExcluir
  5. E eu que escrevia tudo direitinho, e via que a coisa não estava acontecendo... mas ficava com medo de cobrar e ela me abandonar com um bebê de dez meses, eu trabalhava o dia todo e dava aula à noite. Um dia disse para ela dar um remedinho pra Júlia que chamava Tal Nome, ela disse: e agora? eu: agora o quê? ela: eu não sei ler... kkkkkkkkk
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Agora é cômico mas na época deve ter sido trágico kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Conversa comigo!