terça-feira, 7 de agosto de 2012

Amamentação - fase da implantação

Olá  Lulus!!!
Como ainda estamos na semana mundial do aleitamento materno, vamos falar dele! Como tem muito assunto irei dividir em 2 post.
Acho desnecessário falar dos benefícios da amamentação, uma vez que todas sabem a exaustão.
Achei linda essa foto da Wanessa Camargo amamentando seu pequeno, algo lindo, tranquilo, sublime e sereno...
Masssssssss quem já amamentou sabe muito bem que essa cena não pertence a 100% das mulheres,  amamentar é sim um ato de amor, mas mais do que isso é uma decisão, algo que necessita de muita dedicação e paciência.
Ao meu ver o sucesso da amamentação é decidido em dois momentos, o primeiro logo que o bebê nasce (claro) e a na fase de seguir amamentando.
O momento mais impactante certamente é o primeiro encontro, aquilo de "pega ou não pega o peito".
 Se "não pegar" e a mãe optar pela mamadeira, resolvida está a questão.
Mas existe a opção de lutar, insistir, persistir, depende de cada uma.
Ao meu ver um  dos principais motivos do bebê não mamar logo nos primeiros dias, se deve ao stress e falta de informação, a maioria da gestantes vai para maternidade com a imagem da Wanessa - paz, tranquilidade e serenidade, e o pior, a maioria das pessoas que cercam essa "recém nascida mãe" esperam essa atitude dela.
Infelizmente existe a cobrança direta ou indireta que a mãe deva ser perfeita em tudo, então amamentar nada é mais que sua obrigação e claro ela tem que ter nascido sabendo...
A mulher passou 9 meses carregando um bebê, passando por uma montanha russa hormonal, acaba de ser submetida a uma cirurgia, (sim cesárea é uma cirurgia).
 Chega ao quarto, ainda sob efeitos da anestesia,  e  junto chega o bebê que  acaba de encarar a vida extra uterina, é o primeiro momento  dos dois, e o que ela tem a fazer...tirar o peito (que até então não era de domínio público), encaixar o bebê e deixar que ele mame, tão simples né?!
Eu sinceramente não vejo nada de simples nessa situação, mas sei que existem muitas mães que encaram tudo isso numa boa, e as admiro por isso.
Meu sincero conselho as amigas que estão prestes a passar por isso é o seguinte;
Imagine essa cena, você tirando os peitos, na frente de uma "galera"  eufórica pelo nascimento do seu bebê, neste meio estão seu pai, sogro, cunhados, aquela chata que sabe tudo de tudo, e você ali com os peitos de fora e uma enfermeira tentando encaixar o bebê.
Se você não vê nada de constrangedor nisso, meus parabéns provavelmente você vai amamentar numa boa.
 Agora caso você esteja no time das que irão se sentir constrangidas, faça algo para impedir que isso aconteça, fale com o marido, a família, as enfermeiras, alguém da sua confiança, e peça para que "expulsem" do quarto as pessoas que a fariam se sentir constrangida, você pode até ser chamada de chata e fresca, mas garanto que esse momento mãe e filho será mais tranquilo do que se a platéia estivesse olhando.
Caso você faça isso e ainda assim seu bebê não esteja mamando, o leite não esteja saindo etc etc, não tenha vergonha, procure ajuda o mais rápido possível, na maioria das cidades existem enfermeiras especializadas nesse assunto, acho que vale pena consultar uma antes do parto e ter o contato em mãos.
Talvez você escute daquela que sabe tudo de tudo, " a prima da minha amiga  amamentou seus 259 filhos sem nenhum problema, ou então, eu amamentei todos os meus filho sem nenhuma dificuldade, claro que querendo dizer frescura",
Não se abale com isso, se você quer amamentar e as orientações médicas dizem que você pode, vá  luta, busque de ajuda, se informe, faça tudo que estiver ao seu alcance, dessa maneira a você terá grandes chances de implantar a amamentação, se é seu desejo não se de por vencida.
Caso você faça tudo e mesmo assim não  chegue a seu objetivo, não se culpe, existem sim casos que a mamadeira é a melhor escolha, mas faça TUDO que puder, e não carregue culpa alguma, você não é inferior a uma mãe que amamentou o filho até os 8 anos de idade.

Na maternidade apesar de praticamente tudo depender da nossa vontade e esforço, muitas vezes não depende apenas disso.
Bjus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa comigo!