quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cafeteira italiana

Oi meninas

Hoje estava preparando meu café da manhã e pensei - como eu não fiz um post sobre minha fiel companheira? rs

Eu não sou daquelas que tomam café o dia todo, mas o dia  não começa se eu não tomar uma boa xícara de café!

Esse hábito vem desde que eu deixei de lado da mamadeira, mas na minha vida de solteira havia mordomia modo on, meu pai levantava cedo todos os dias ia a padaria buscar pão fresquinho e fazia o café, aquele com coador e que vai para a garrafa, eu acordava e comia pão quentinho com manteiga e café fresquinho...saudades.



Nos primeiros dias de casada eu já me desesperava, porque eu não sabia fazer café, nunca na vida tinha feito um, e a mordomia agora estava em modo off.


Mas dentre os presentes de casamento tinha aquele bulinho tão bonitinho, parecia de brinquedo, mas eu nem fazia ideia de como usar e tão pouco o quanto aquele item seria indispensável na mina vida.

Prepara café na cafeteira italiana ou a Moka é uma das coisas mais simples desse mundo, e meu casamento com ela já dura quase 5 anos e pelo visto vai ser pra sempre!

 Segue o modo de preparo orientado pelo fabricante

 - Encha a base com água fria até a válvula de segurança

 - Coloque a cuba dentro da base já com água;

 - Na hora de colocar o café dentro da cuba não compacte muito o pó. Faça um pequeno monte e deixe que a parte superior da cafeteira se ocupe de ajeitar o café na cuba. Importante: com pouco pó a água passa muito depressa e não produz um café saboroso; com muito, o pó se compacta e impede uma perfeita circulação da água, vazando pela lateral antes de passar pelo filtro interno;

 - Feche bem a cafeteira para evitar vazamentos. Caso aconteça de vazar café pela lateral, não abra a cafeteira, pois a pressão poderá provocar um acidente. Coloque a cafeteira moka embaixo da água fria e deixe perder a pressão antes de lavar e recomeçar toda a operação;

- A chama deve ter um diâmetro no máximo igual à base da cafeteira, ou o fogo queimará o pó, tornando o café amargo;

-A tampa da cafeteira deve permanecer aberta para evitar que os gases produzidos prejudiquem o sabor final;

- Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido, mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água;






Existem ainda  outros modelos e cores disponíveis no mercado






Amei esses modelos não tradicionais.

Alguém se habilita a tomar um café comigo?

Bju

3 comentários:

  1. Eu me habilito Cá, rsrs.
    Na verdade podíamos marcar um café com as lulus aqui em casa na próxima semana.
    Bjos.
    Pam.

    ResponderExcluir
  2. Ah, já ia esquecendo, aqui em casa é cappuccino, pois sou uma negação para fazer café, só se for na cafeteira elétrica rs.
    Pam.

    ResponderExcluir
  3. Nossa hj que eu li esse post, e os outros, rs, não sabia que vc tinha o blog, muito legal!!
    Sabe, resolvi te dar uma mãozinha, caso vc vá para algum lugar aonde não tenha essa sua cafeteira italiana, muito chic por sinal, então vou te passar uma receita de café, que mamãe me ensinou rs: 2 copos de requeijão de água, 1 xícara de chá faltando um dedo de açúcar, ferve, depois despeja no coador com 3 colheres de sopa bem cheias de café. Eu gosto de café doce, igual do sítio rs, qquer coisa diminui o açúcar!!! Ah faça o teste antes de fazer para os outros ok, rs...
    Bjus Camila

    ResponderExcluir

Conversa comigo!